IMAGENS MOSTRAM ONÇA SENDO ALIMENTADA NA REGIÃO ONDE HOMEM FOI ATACADO E MORTO NO PANTANAL

Imagens que circula nas redes sociais mostra um pescador alimentando uma onça-pintada na região do Touro Morto, mesmo local em que o caseiro Jorge Avalo foi encontrado morto após ser atacado por um felino, no Pantanal de Aquidauana.

O g1 verificou que o vídeo foi publicado em 2020 e chamou atenção até mesmo da Polícia Militar Ambiental (PMA) na época pela gravidade do caso. Após a morte do caseiro no dia 21 de abril, a gravação voltou a ser compartilhada nas redes sociais.

Atualmente, a PMA investiga se a prática de ceva de animais é feita na região onde o Jorge morreu.

Pelas imagens, é possível ver uma onça-pintada a poucos metros do pescador ao entrar na embarcação para pegar um peixe. Em passos lentos, o felino entra na embarcação e vai até ao meio do barco para retirar o alimento.

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a prática da ceva é comum na região onde Jorge foi encontrado morto, como demonstram as imagens que comprovam o hábito de alimentar onças por parte de moradores locais.

“Tal prática traz riscos para todas as pessoas que transitam no local ou que ali residem, podendo culminar em acidentes fatais. A Polícia Militar Ambiental instalou armadilhas fotográficas para identificar possíveis outros indivíduos e a frequência da presença nas cercanias da casa onde morava a vítima”, alerta.

A PMA informou que câmeras de monitoramento foram instaladas na região do Touro Morto para investigar a possível presença de outras onças no local em que Jorge foi encontrado morto.

G1

Veja também: